terça-feira, 17 de maio de 2011

Mostra de arquitetura, decoração e paisagismo segue até 12 de junho na Estação Cultura

Confira ambientes da Campinas Decor, mostra de arquitetura, decoração e paisagismo, que segue até 12 de junho na Estação Cultura, na região central da cidade.
Escritório do Publicitário - As arquitetas Karina Melo e Thaissya Ribeiro assinam este projeto que foi baseado num conceito de escritório divertido, surpreendente e personalizado. Elas privilegiaram não só o ambiente de trabalho, mas também o entretenimento para descontração e criação. A mesa de trabalho é uma asa de avião, na qual também são realizadas as reuniões. Ela conta com duas cadeiras que ficam suspensas, permitindo que o espaço fique livre e com boa circulação. Quando necessário é possível baixá-las para receber os clientes. Para os momentos de relax há uma poltrona confortável voltada para TV, de onde também podem ser apresentados alguns trabalhos realizados. Para descontrair, foi colocada no espaço uma máquina de fliperama. Na parede fica apoiada uma bicicleta, que é usada como meio de transporte. Constam no espaço algumas publicidades que foram valorizadas em quadros emoldurados. O projeto como um todo é inusitado e foi criado para um publicitário despojado. O ambiente de 33,64 m² segue estilo despojado, no qual a cor predominante é cinza e o principal material utilizado é a madeira.
Consultório Médico - As arquitetas Maria Cristina Sampaio Franco e Roseana Desenso Monteiro e a designer de interiores Vani Mazoni assinam este ambiente corporativo funcional para atender às necessidades de pacientes especiais, idosos e pacientes comuns. Dentro de um espaço de 36 m² foram projetados dois espaços distintos, sala de espera e sala de consulta. Os materiais e soluções empregados atendem às exigências da Vigilância Sanitária, que tem um manual de procedimentos e normas para cada especialidade médica, o que muitos desconhecem. A iluminação foi projetada para os diversos usos dentro de um mesmo ambiente. O espaço segue estilo contemporâneo com pontuação retrô e uso de madeira e vidro. As cores predominantes são os tons de cru e fendi pontuados por verde piscina. As profissionais optaram por agregar cores em alguns itens, como luminária e banqueta, para dar uma sensação de alegria ao local, evitando assim a tendência de consultórios monocromáticos.

Sala da Personal Trainer - Tendo em vista um ambiente corporativo, a arquiteta e designer de interiores Elisa Garrafa mesclou duas situações em um único espaço, unindo a academia ao escritório. O objetivo foi criar um espaço no qual a personal atende seus alunos com o maior conforto e ao mesmo tempo se mantém atualizada, resgata lembranças das suas premiações e fica em contato com a natureza. O gesso, a madeira e o espelho são os materiais de destaque. A madeira foi usada como revestimento da parede da Academia, possibilitando a criação de nichos. O rasgo na parede do escritório criou uma iluminação natural para o jardim. Nele encontramos vasos vietnamitas, vidros e alguns tipos de flores e folhagens. O contraste desse jardim com a cor azul da parede proporciona uma sensação de aconchego. No paisagismo foram usados buchinhos, orquídeas e suculentas. O ambiente de 36 m² em estilo contemporâneo tem como cores predominantes o azul, prata, amarelo, branco e fendi.
Sala de Reuniões - A designer de interiores Márcia Campos criou um ambiente que remetesse à idéia de uma sala de reuniões dentro de uma empresa ligada ao transporte ferroviário. Para chegar a esse resultado, a solução arquitetônica encontrada foi isolar uma porta que dava para a rua, simulando assim uma falsa janela. Atrás do vidro dessa janela foi colocado um painel com uma imagem de estação de trem. Na TV, imagens de um filme que mostra a construção de uma nova estação no Rio de Janeiro. Um dos destaques é a tecnologia HD dos equipamentos invisíveis da AD-Notan. Quando a TV está desligada, o que se vê é um espelho embutido num painel. Quando ligada, a imagem é perfeita e o som maravilhoso. O revestimento das paredes tem o cimento como a principal matéria-prima. O ambiente possui um grande apelo rústico e simula um revestimento envelhecido pelo tempo. Nos 64 m² do espaço prevalece o estilo contemporâneo. As cores predominantes são cinza, cru, branca e azul jeans. Entre os materiais mais usados estão a madeira e a pedra.
- Por ser um espaço de patrocinador do evento, com a necessidade de mostrar os lançamentos da nova linha de produtos aos visitantes e inclusive comercializá-los, o arquiteto e designer de interiores Octavio Zillo Bosi optou por planejar um “Espaço Gourmet”. Ambiente simples, mas ao mesmo tempo sofisticado, completo e funcional, como todo mundo gostaria de ter em casa. Um local aconchegante para receber os amigos, cozinhar, criar, conversar e ficar. Ao entrar no espaço, é possível observar o grande pé-direito existente (3,80 m de altura), raro hoje em dia até mesmo em residências. Com um forro belíssimo em madeira original da época, que foi recuperado e pintado na cor branca, o espaço ganha dimensões com a iluminação indireta nas paredes de baixo para cima. Do forro, um grande pendente rouba a cena e marca o centro do espaço, valorizando a mesa de jantar. A parede de pastilhas recebe o relógio “Big Ben” de 1,0 m de diâmetro. Outro ponto interessante a ser destacado é o uso contraditório de cores e materiais frios para um espaço gourmet, que deveria ser “aquecido”. Muito vidro, tons em cinza e preto, inclusive no piso, detalhes em turquesa e muito mármore nas paredes (também original do prédio) que foi aproveitado no partido do projeto. O resultado é um Espaço Gourmet de 30 m² aconchegante e despojado.
Home Cinema - A criação e ambientação deste espaço leva a assinatura da arquiteta Kátia El Badouy. Seu objetivo foi atrelar de forma indireta, através de materiais diversos de acabamentos, links com alguns clássicos do cinema. O tecido em risca de giz nos sofás remete à lembrança do “Poderoso Chefão”. A bela poltrona de couro gasto pode ser associada aos filmes de western e as peles nas pontas das chaises que servem de coberta fazem uma referência a “Gladiador”. O veludo menta das poltronas faz uma releitura contemporânea do veludo verde clássico de “O Vento levou”. Dispostos de maneira harmoniosa, esses elementos fazem uma associação sutil e indireta ao cinema, com acolhimento sem perder a elegância. O espaço de 90 m² tem estilo clássico com informações contemporâneas. Predominam as cores cinza, branco, menta e nude. Os materiais usados são madeira laqueada, vidros e tecidos aveludados para paredes. A iluminação conta com pendentes de design contemporâneo que remetem a peças de grande corpo, como luminárias navais e ao mesmo tempo arandelas de parede e mini abajures clássicos ao lado das poltronas.
Banheiros do Home Cinema – O maior desafio da decoradora Silvana Pellegrino ao criar este ambiente foi desenvolver um projeto que conciliasse suas características de funcionalidade com a originalidade necessária. O maior destaque deste trabalho é a harmonização das portas de pinho de riga, já existentes no prédio, com a modernidade dos puxadores utilizados. Por se tratar do banheiro do home, a utilização de mini-refletores trouxe ao espaço o clima das filmagens e dos teatros. Nos 28 m² do ambiente, a profissional seguiu o estilo clássico arrojado, no qual predominaram os tons preto e café. Os materiais mais utilizados foram os metais. Orquídeas phalaenopsis foram usadas para ornamentação.
Studio Eco Decor – Baseada no conceito do ecologicamente correto, a designer de interiores Eliane Ferrari Cardoso utilizou neste espaço de 123 m² noções pré-concebidas do ambientalismo com estética, para serem aplicadas em qualquer imóvel. O objetivo do projeto foi deixá-lo no estilo Eco Chic, pois a decoração ecológica é muitas vezes visualizada somente no estilo rústico. Este projeto apresenta a possibilidade de outros estilos dentro do sustentável. O neoclássico está presente com doses contemporâneas. A escolha das cores empregadas, azul cobalto, preto, branco e amarelo ouro, formou uma harmonia visual agradável e aconchegante. Um sofá em lona amarela com debrun preto concebeu um toque especial ao lugar. No sofá foi usada lona e nas poltronas, cadeiras e chaise a sarja, produtos em puro algodão e extremamente sustentáveis. Para a recuperação do piso existente foram usados produtos dentro das normas ecologicamente corretas. As divisórias foram colocadas com 2,60 cm de altura para que a luz, proveniente de LEDs, pudesse abraçar os ambientes. Os vidros e o MDF certificado com o selo verde foram escolhidos, entre outros materiais, pois além de serem fabricados atendendo aos conceitos de desenvolvimento sustentável conferem beleza e leveza aos ambientes.

Studio Paris – As designers de interiores Nilza Alves e Rita Diniz, veteranas em Campinas Decor, assinam este ambiente onde “mora” uma perfumista na cidade Luz. O local agrega todo conforto do século 21 sem perder a bossa e a tradição parisiense. Molduras clássicas nas paredes, papel de parede, laca, madeira com brilho, assoalho restaurado e móveis com mix de época trazem ao espaço os ares de Paris para os dias de hoje. Nos 98 m² do ambiente, prevalecem as cores cru, verde e lilás, em um projeto que mistura clássico e contemporâneo. Com poucas divisórias, as profissionais conseguiram integrar quarto, banheiro, cozinha e estar, dando assim uma leve privacidade ao espaço. A iluminação muito bem estudada dá efeitos diferenciados. Elas trabalharam com peças modernas e toques clássicos como pede Paris.
Sala Las Vegas – O designer de interiores Beto Tozi criou um ambiente interativo e descontraído que remete ao lúdico dos jogos, mas com o glamour das suntuosas construções que compõem Las Vegas, tema do ambiente. Ao entrar no espaço, o visitante vai encontrar uma colorida parede de papeizinhos (post its) ao fundo, desejando boas vindas. A ambientação conta ainda com um sofá de 6 metros em uma única peça, uma mesa de centro de vidro com objetos de cores e ornamentos variados e uma mesa que pode ser quadrada para jogos de xadrez e redonda para jogos de pôquer. A sala possui ainda uma fileira de poltronas para acomodar jogadores de Xbox, vídeogame de última geração, enquanto aguardam a sua vez para saltar ou correr e superar os desafios dos jogos sem controle proporcionados pelo Kinnect. Os coloridos jogos são projetados sobre um painel de vidro de 2,5 m x 1,5m com uma película especial fixado em uma coluna de inox que sobe até o teto. Em sua volta, somente espumas cor chumbo revestindo a parede para uma melhor acústica. O ambiente de 160 m² é contemporâneo e tem predominância das cores azul, rosa e tons neutros. 
Fonte: site EPTV

Um comentário:

  1. procuro.partnership.brasil@gmail.com

    com 70 m2 de Sacada com hidromassagem e Vista para Mar,
    em apartamento de 147m²com 2 suites e lavabo,
    em Florianópolis.
    2 vagas garagem+home box.
    Apenas 495 mil reais por 147m² = R$3.370,oo/m²
    -isolamento acústico nas lajes
    -água quente com aquecedor a gás,
    -Piscina, Bicicletário ,
    - Fitness e Playground,
    -Esquadrias com persianas integradas,
    -piso porcelanato, infraestrutura para ar split em todos os ambientes,
    -Salão de Festas com Espaço Gourmet,
    -Aproveitamento da água da chuva para o condomínio.

    ResponderExcluir